(Importante abrir esse texto dizendo: ele reflete a opinião do seu escritor, que busca colocar um ponto de vista na discussão.
Estamos longe de tentar afirmar uma verdade absoluta, até porque ela nunca existe.
) A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira.
Desde 1940, desenvolve atividades em torno da divulgação e da restauração de seu acervo, com cerca de 200 mil rolos de filmes.
[Wikipedia] Criada há 70 anos, a Cinemateca Brasileira é uma daquelas instituições sem fins lucrativos que fazem um trabalho maravilhoso mas pouco conhecido pelo grande público.
O logo da instituição foi criado por Alexandre Wollner em 1954. Claro que as brincadeiras com o logo em questão não perdoam.
E não é de se espantar que a internet e suas redes sociais fizeram com a zueira o mesmo que faz com tudo: amplificou.
Na página da instituição no Facebook sempre existem comentários.
No Twitter há pessoas falando sobre a dupla interpretação do logo há muitos anos, só pesquisar.
Para “acabar” de vez com isso, e aproveitando a comemoração dos 70 anos da instituição, a Cinemateca lançou um video no últimos dias explicando o conceito do logo.
“Foi uma demanda que a gente sentiu de responder alguns comentários. Há um estudo artístico por trás dele e todo um conceito.
A gente achou que agora era o momento certo por causa dos 70 anos da Cinemateca.